Notícia de 25/09/2018.
Foi divulgado na última sexta-feira (7) no Diário Oficial da União, a evolução do acesso e da qualidade à atenção básica em São Pedro da Serra. Conforme a avaliação realizada por profissionais do Ministério da Saúde - que visitaram a UBS-Centro de São Pedro da Serra, a melhora nos processos garantiu a nota máxima acima da média à Secretaria da Saúde Municipal, com base nos critérios do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
O PMAQ-AB - que avaliou apenas uma UBS no Município - tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. A secretaria da saúde, Silene Cornelius Auler, salienta que o trabalho de toda equipe e a construção conjunta dos processos resultaram na elevação da avaliação.
O programa - lançado em 2011 - eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. São Pedro da Serra recebia R$ 3.200,00 por mês com base nas avaliações realizadas em 2015. A partir de agora, a UBS-Centro, que obteve nota máxima acima da média na avaliação realizada em 2018, receberá R$ 10.566,00 mensais.