Notícia de 16/02/2016.
Para diminuir os casos de dengue é preciso interromper a cadeia de transmissão. E a única forma é eliminar os criadouros do mosquito. Por este motivo, o sábado, 13, foi instituído como Dia Nacional de Mobilização e Luta contra o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor de graves doenças como a Dengue e o Zika Virus, que vem sendo associado ao crescimento de casos de microcefalia no país.
A colaboração da população é fundamental para evitar a infestação de mosquitos e o aparecimento das doenças na região. Os cuidados para evitar acúmulo de água precisam ser redobrados. A limpeza dos vasos de flores deve ser frequente. Outro alerta é que deve ser evitado o embrulho dos vasos com plástico, para que não ocorra acumulo de água.
Outras medidas necessárias são o fechamento de sacos plásticos, manter lixeiras tampadas, evitar o acumulo de lixo, guardar garrafas e baldes de cabeça para baixo, manter caixas d’água fechadas, manter as calhas limpas e colocar areia nos vasos de plantas e cuidados com os vasos nos cemitérios.
Entre as características mais comuns do Aedes Aegypti, estão o tamanho menor em relação ao mosquito comum, é escuro e rajado de branco, só pica as pessoas durante o dia e a fêmea fixa seus ovos nas bordas de recipientes com água parada.
Durante visitas domiciliares, agentes comunitárias realizaram ações de busca aos criadouros do mosquito e de orientação sobre as doenças transmitidas.