Notícia de 27/10/2015.
Indo de encontro aos princípios da gestão pública, em especial o da transparência e da publicidade, é que a administração municipal de São Pedro da Serra recebeu importante premiação na semana que passou.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) divulgou, na terça-feira, 20, a avaliação da transparência nos sites dos Executivos e Legislativos gaúchos. A pesquisa abordou 88 itens de controle, constantes em 22 critérios, por meio dos quais é verificado o atendimento, pelos entes públicos, dos preceitos da Lei de Acesso à Informação e da Lei de Responsabilidade Fiscal.
As normas obrigam o Poder Público a disponibilizar informações de interesse da coletividade, em especial sobre a administração dos recursos públicos, de forma a também viabilizar a participação da sociedade no controle da gestão governamental. Os dados foram coletados entre 1º de julho e 14 de agosto de 2015.
Os Legislativos e Executivos que se destacaram no levantamento receberam em cerimônia, o “Prêmio de Boas Práticas na Internet”. O reconhecimento é concedido a gestores públicos que adotaram iniciativas para ampliar a divulgação de informações à sociedade. A premiação consiste na entrega de um diploma de menção honrosa e de um selo digital do TCE-RS para os sites.
O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, destaca que a iniciativa é uma ação concreta voltada à máxima efetividade da Lei de Acesso Informação. “Concretizar a aplicação da LAI é um compromisso do Tribunal de Contas. Para isso, além da fiscalização que tradicionalmente realizamos, nosso objetivo é reconhecer o trabalho dos agentes públicos voltado ao aperfeiçoamento do regime democrático e à plenitude do princípio republicano”, disse.
Uma das organizadoras da premiação e auditora do TCE-RS, Elisa Rohenkohl, explica que foram incorporados novos critérios nessa edição. “A nova regulamentação do Prêmio previu outros quesitos e passou a estabelecer parâmetros de avaliação ainda mais rigorosos para os que já existiam no ano passado. Além disso, questões como a atualização das informações receberam uma maior valoração”.
A divulgação de diárias, bem como das prestações de contas e dos relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são exemplos dos novos quesitos. Entre os itens que receberam avaliação mais criteriosa, estão os relativos ao registro de repasses ou transferências, dados específicos sobre o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras e transparência ativa das informações sobre licitações e contratos.
A auditora ainda esclarece que o Prêmio pode ser revogado nos casos em que as informações exigidas para fins de premiação deixarem de ser exibidas no portal de forma atualizada.
O Município de São Pedro da Serra, foi agraciado com o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, ficando em 3º lugar na categoria Poder Executivo de Municípios com População de até 10 mil habitantes. É um grande reconhecimento para a comunidade.