Notícia de 08/09/2015.

Eis que o investimento no setor primário ajuda a alavancar o município como um todo, e para que este crescimento ocorra não é preciso que a prefeitura invista apenas em construção de aviários e pocilgas. “Temos que diversificar a nossa economia acreditando na vocação de cada produtor rural”, destacou o prefeito Ari Miguel Weschenfelder, ciente de que o investimento público feito junto à propriedade de Adelar Reichert haverá de dar bom retorno futuro.

Na manhã de sexta, dia 4, o prefeito Ari, acompanhado do vice-prefeito Jair Ritter e do secretário municipal da agricultura Fábio Hummes, foi até a propriedade de Adelar Reichert ver de perto o trabalho realizado na expansão da agricultura familiar. Reichert criou nova estrutura no seu tambo de leite, de modo que a modernidade possibilite um melhor resultado final na ordenha e na qualidade do leite. “O município oferece incentivo aos produtores, não apenas na ordem financeira mas também no apoio institucional, a tal ponto que o local esteja devidamente licenciado sob a ótica ambiental”, citou Hummes.

Jair Ritter, por sua vez, observou com maior atenção detalhes ligados às instalações, comprovando que o plantel de 12 vacas é de excelente qualidade assim como o local que permite que o manuseio seja facilitado. “Quando a municipalidade leva a sério a vocação de cada produtor, como é o caso do Adelar Reichert, alcançamos resultados como este”, pontuou Jair, olhando para os animais e tudo que os cercava.

Somente na propriedade de Ritter o investimento girou em torno de R$ 5 mil, no que diz respeito à esfera pública. “Sabemos que é impossível fazer uma obra destas com R$ 5 mil, mas sabemos, também, que a liberação de incentivo e ajuda na regularização da área de terras é de grande importância no processo como um todo”, citou o prefeito. Ari lembra ainda que a produção primária, além de fixar o homem no campo, gera recursos para a esfera pública através do retorno do ICMS, fazendo com que a economia tenha um ciclo de novo progresso.

Além de receber incentivo financeiro para construir os pavilhões de integrados e também tambos de leite, os produtores rurais podem contar com a prefeitura quando o assunto diz respeito às obras de acesso às propriedades e também terraplenagem das áreas. Ainda que nem todos os setores da agricultura deem o mesmo retorno que os integrados, São Pedro da Serra investe em vários segmentos, evitando que a crise de um setor derrube a economia como um todo. Como já ocorreu na região em anos anteriores.

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h