Notícia de 00/00/0000.
Toda mudança demanda tempo para as devidas adaptações e ajustes à nova realidade ainda assim a situação do Centro Cultural e do Bem-Estar de São Pedro da Serra é visivelmente melhor do que em anos anteriores.
Em novembro de 2014 a entidade iniciou a mudança para o antigo Centrinho – nas proximidades do Parque Municipal – instalando ali as suas salas de formação, arquivo histórico, vestimentas e demais peças do acervo que estão sob a gestão do Centro Cultural. De acordo com a presidente da entidadeIreni Terezinha Schneider Royer, o trabalho realizado pelo Centro Cultural poderá crescer substancialmente a partir de 2015não apenas pelo maior espaço físico como também pelo repasse acordado pela municipalidade. Segundo o prefeito Ari Miguel Weschenfelder no ano de 2015a municipalidade irá repassar até R$ 148.69475 ao Centro Cultural de modo que os projetos tenham continuidade. “O trabalho realizado pela Centro Cultural é merecedor de todos os elogios possíveis, pois um povo sem cultura não tem como crescer”citou o prefeito de maneira enfática.
Segundo Vera Steffen Schmitz, que atua no Centro Cultural, além dos ajustes na parte física da entidade é preciso primar pela expansão dos projetos já existentes. “Se ano passado foi possível fazer investimentos como a aquisição dos novos trajes do grupo de danças Sankt Petrus (adulto)neste ano temos outros projetos que nos motivam a trabalhar ainda mais”citou Verinha. A aquisição dos trajes mencionados por ela foram feitos com recursos da própria entidade com apoio da municipalidade.
Ao adentrar o remodelado Centro Cultural é possível ver um maior destaque para as exposições de modo que a cultura germânica preponderante na formação de São Pedro da Serra esteja evidenciada através dos trajes dos manequins e de muitos troféus já recebidos pelos grupos que representam São Pedro da Serra. O espaço amplo conta também com salas onde estão os trajes das soberanas do município sendo feito assim um apanhado geral da Kappesbergfest assim como acervo de materiais que integra a movimentação cultural do ano em São Pedro da Serra.
“A sala para as aulas de música também é bastante ampla de modo que os professores possam repassar seus conhecimentos em espaço mais reservado”destacou Ireni apresentando a sala que fica no primeiro pavimento do prédio enquanto que secretaria e exposições estejam na parte superior da casa que um dia já abrigou religiosas.
Na esperança de que os bons fluídos culturais se mantenham é que a entidade avança quem sabe viabilizando novos e bons projetos como foram a perpetuação do canto coral em DVD e também a realização do Natal Fé e Arte de grande sucesso em 2014.